sexta-feira, 22 de setembro de 2023

10 evidências do Abandono do ISERJ #IserjAbandonado


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10 evidências do Abandono do ISERJ:


1) Sem concurso, Sem professores, Sem aulas, sem Direito à Educação A FAETEC nunca fez concurso para professores da educação infantil e anos iniciais do fundamental. São mais de 30 anos sem curso. Estudantes não têm os 200 dias letivos garantidos desde 2019, tanto na Educação Infantil, quanto no Ensino Fundamental e no Médio. Hoje, centenas de alunos estão em grave situação de ABANDONO, sem professor em alguma disciplina ou sem professor regente. 


2) Precarização do trabalho no ISERJ Professores são contratados de forma emergencial e precarizada, sem estabilidade e com remuneração vexatória. Segundo dados estatísticos oficiais brasileiros e internacionais, os profissionais da educação do ISERJ estão entre os mais mal pagos do mundo na área da educação. O resultado óbvio desse ABANDONO é a queda da qualidade do ensino. Os requisitos para a legalidade do processo de contratação temporária resultam em várias centenas de famílias cujos filhos ficam sem acesso mínimo à educação durante meses. No início do próximo ano letivo, seguramente, centenas de estudantes do ISERJ ficarão sem aulas por até 5 ou 6 semanas. Acontece todo ano.


3) Negligência com autistas, pessoas com deficiência ou transtornos de aprendizagem


Não há profissionais adequados nem suficientes para as demandas de inclusão na escola. A política institucional em relação ao tema, tanto quanto às inscrições promovidas pela FAETEC, quanto pelo posicionamento institucional do ISERJ agrava a situação porque toma a instituição como referência. As pessoas são direcionadas à escola por suas necessidades e são ABANDONADAS pela falta de recursos humanos para acolhê-las. Hoje, há em curso soluções emergenciais frágeis e heroicas, que amenizam os impactos da carência de profissionais qualificados - mediadores e profissionais de apoio à inclusão - para o atendimento às demandas de inclusão da comunidade escolar.


4) Faltam profissionais de apoio em todas áreas da escola


Faltam porteiros, agentes escolares, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, enfermeiros, técnicos administrativos, entre outros. Os profissionais de apoio pedagógico e administrativo são insuficientes para o número de estudantes e pessoas que circulam pela escola. Ao longo do tempo, os setores da escola foram sendo sistematicamente ABANDONADOS - reduzidos ou ocupados por profissionais terceirizados - sempre com prejuízo na qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar.


5) Alimentação inadequada ou inexistente


A escola não oferece a seus estudantes do ensino básico alimentação adequada, seja em termos de qualidade ou de variedade nutricionais. Os estudantes do ensino superior não têm qualquer oferta de alimentação. A demanda desses estudantes por um bandejão no ISERJ é notória e antiga. Além de não cumprir as determinações legais, a alimentação que a FAETEC oferece a sua rede de escolas é símbolo do ABANDONO como política de gestão pública para a educação em todo o Estado.


6) Insalubridade


Em desacordo com qualquer norma, legislação ou orientação sobre o tema, a climatização das salas não é garantida aos estudantes do ISERJ e, na maior parte do ano, as condições das salas de aula são insalubres por causa do calor. Em especial no verão, os estudantes e professores estão ABANDONADOS ao calor dentro das salas de aula do ISERJ.


7) Risco de acidente elétrico


A rede elétrica da escola é antiga e insuficiente. Falta, além da modernização, a sua manutenção básica. Há muita fiação exposta e equipamentos e estruturas em estado aparente de deterioração. Há risco iminente de acidente, o que coloca a vida de todas as pessoas que frequentam a instituição em risco. A fragilidade do sistema causa frequentes suspensões de aulas por causa de problemas de fornecimento de energia. O ABANDONO do ISERJ está evidente nas precárias instalações elétricas de seus prédios.


8) Higiene e Saneamento


A condição dos banheiros é de alarmante ABANDONO. Deterioração de azulejos em pisos e paredes; vasos sanitários e seus assentos em condição precária; falta de portas; e pias sem conservação. Essas são condições encontradas em diversos banheiros da instituição destinados aos estudantes de todas as idades. Além da estrutura física inadequada, faltam papel higiênico, sabão, álcool gel ou qualquer outro recurso de higiene, configurando uma potencial condição de insalubridade e proliferação de doenças.


9) Deterioração da estrutura da escola


É evidente o ABANDONO em salas de aula, laboratórios, no belíssimo teatro, nos espaços esportivos - pista de atletismo, campo de futebol, ginásio, piscina, quadras e em outros espaços de lazer. Quase todos esses espaços encontram-se ou inutilizados pela condição de abandono, ou mantidos em condições inadequadas de uso, oferecendo riscos para as pessoas que usam esses espaços.

10) Entulho, sujeira e falta de conservação


Entulho, mato, sujeira: risco iminente de proliferação de insetos e pequenos animais. Não há quantitativo de profissionais de conservação e limpeza do espaço da escola, que é enorme. Ainda que em recente reforma, a parte externa da escola tenha recebido cuidado adequado, a parte interna mostra inúmeros sinais de um #ISERJABANDONADO.


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